top of page
Buscar

Selo de qualidade: Jocar é certificada pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva

A Oficina Jocar recebeu o certificado de conformidade às normas IQA para os serviços de funilaria e pintura.


O Instituto da Qualidade Automotiva — IQA é um organismo certificador creditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, para a Certificação de Serviços Automotivos. O processo 07P-0548.010 da Oficina Jocar foi apreciado e aprovado pela Comissão Técnica, para o escopo dos serviços de funilaria e pintura. “Com isso passamos a ter um melhor controle de processos internos em todos os sentidos, financeiros, produtivos, documentais, meio ambiente, entre outros”, ressalta André Barboza, diretor administrativo da Jocar.


De acordo com André Barboza, a Oficina Jocar já vinha se preparando, ao longo dos anos, com boas práticas de trabalho para esse momento. “Quando recebemos o resultado tivemos 87% de aprovação (51% é o mínimo exigido), e isso foi gratificante pois não esperávamos estar tão inseridos dentro das políticas de qualidade pelas quais as empresas são avaliadas”, disse.


“Somos uma empresa familiar que tem retomado a política de buscar sempre a melhoria contínua na prestação dos serviços e, por isso, temos a alegria de compartilhar mais esta conquista que dedicamos, especialmente, aos clientes, pois nos empenhamos em fazer sempre o melhor”, declara.


Conforme as normas do Regulamento de Certificação, o IQA dará continuidade, com acompanhamentos e avaliações anuais, para garantir o aprimoramento e melhoria contínua dos processos e o aumento da satisfação do cliente. A adequação ao Selo IQA também traz benefícios na diminuição de custos (redução de desperdícios), amplia as possibilidades de permanência no mercado, aumenta a interação e o comprometimento da equipe e a adequação aos novos processos de gestão de negócios.


Confira o Certificado de Conformidade recebido pela Jocar, clicando aqui.


Mais sobre o IQA

Criado em 1995, o Instituto é uma entidade sem fins lucrativos, com a missão de prestar serviços que contribuam para a melhoria da qualidade, agregando valor a toda a cadeia automotiva: indústria, comércio e serviços.


Confira 10 itens verificados no processo de certificação:

1 - Organização

  • Sistema de gestão da empresa

  • Ferramentas de qualidade

  • Documentação (funcionamento)

  • Segurança e Saúde

2 - Gestão Financeira e de Crédito

  • Procedimentos legais

  • Responsabilidades

  • Processo e meios de pagamento

3 - Instalações e Layout

  • Infraestrutura

  • Espaço físico

  • Ferramental mínimo (Calibrado)

  • Organização

4. Equipamentos

  • Disponibiliade

  • Calibração

  • Plano de manutenção

5. Estoque de Peças

  • Controle de estoque

  • Registros

  • Organização e limpeza

6. Processos

  • Fluxogramas

  • Procedimentos de trabalho

  • Ficha de controle (OS)

7. Gestão da Garantia e Tratamento de Reclamações

  • Procedimentos

  • Controles

  • Organização

8. Gestão de Pessoas (Retenção e Motivação da Equipe)

  • Registros (organogramas e descrição de cargos)

  • Programação de treinamentos

  • Ações motivacionais (aniversariantes, funcionários do mês)

9. Meio Ambiente

  • Descarte e Gestão de Resíduos

  • Sensibilização e treinamento

10. Marketing e Divulgação

  • Planejamento

  • Ferramentas para divulgação/fidelização

  • Pesquisas com clientes

145 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page