A Oficina Jocar recebeu o certificado de conformidade às normas IQA para os serviços de funilaria e pintura.
O Instituto da Qualidade Automotiva — IQA é um organismo certificador creditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, para a Certificação de Serviços Automotivos. O processo 07P-0548.010 da Oficina Jocar foi apreciado e aprovado pela Comissão Técnica, para o escopo dos serviços de funilaria e pintura. “Com isso passamos a ter um melhor controle de processos internos em todos os sentidos, financeiros, produtivos, documentais, meio ambiente, entre outros”, ressalta André Barboza, diretor administrativo da Jocar.
De acordo com André Barboza, a Oficina Jocar já vinha se preparando, ao longo dos anos, com boas práticas de trabalho para esse momento. “Quando recebemos o resultado tivemos 87% de aprovação (51% é o mínimo exigido), e isso foi gratificante pois não esperávamos estar tão inseridos dentro das políticas de qualidade pelas quais as empresas são avaliadas”, disse.
“Somos uma empresa familiar que tem retomado a política de buscar sempre a melhoria contínua na prestação dos serviços e, por isso, temos a alegria de compartilhar mais esta conquista que dedicamos, especialmente, aos clientes, pois nos empenhamos em fazer sempre o melhor”, declara.
Conforme as normas do Regulamento de Certificação, o IQA dará continuidade, com acompanhamentos e avaliações anuais, para garantir o aprimoramento e melhoria contínua dos processos e o aumento da satisfação do cliente. A adequação ao Selo IQA também traz benefícios na diminuição de custos (redução de desperdícios), amplia as possibilidades de permanência no mercado, aumenta a interação e o comprometimento da equipe e a adequação aos novos processos de gestão de negócios.
Confira o Certificado de Conformidade recebido pela Jocar, clicando aqui.
Mais sobre o IQA
Criado em 1995, o Instituto é uma entidade sem fins lucrativos, com a missão de prestar serviços que contribuam para a melhoria da qualidade, agregando valor a toda a cadeia automotiva: indústria, comércio e serviços.
Confira 10 itens verificados no processo de certificação:
1 - Organização
Sistema de gestão da empresa
Ferramentas de qualidade
Documentação (funcionamento)
Segurança e Saúde
2 - Gestão Financeira e de Crédito
Procedimentos legais
Responsabilidades
Processo e meios de pagamento
3 - Instalações e Layout
Infraestrutura
Espaço físico
Ferramental mínimo (Calibrado)
Organização
4. Equipamentos
Disponibiliade
Calibração
Plano de manutenção
5. Estoque de Peças
Controle de estoque
Registros
Organização e limpeza
6. Processos
Fluxogramas
Procedimentos de trabalho
Ficha de controle (OS)
7. Gestão da Garantia e Tratamento de Reclamações
Procedimentos
Controles
Organização
8. Gestão de Pessoas (Retenção e Motivação da Equipe)
Registros (organogramas e descrição de cargos)
Programação de treinamentos
Ações motivacionais (aniversariantes, funcionários do mês)
9. Meio Ambiente
Descarte e Gestão de Resíduos
Sensibilização e treinamento
10. Marketing e Divulgação
Planejamento
Ferramentas para divulgação/fidelização
Pesquisas com clientes
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